Está a Perder Cabelo?

  • Home
  • Está a Perder Cabelo?

Está a Perder Cabelo?

Usaremos este artigo para falar sobre todas as coisas importantes que precisa saber sobre perda de cabelo. Depois de ler este artigo, se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipa da Farmácia Portugal Setúbal e teremos o maior prazer em ajudá-lo com qualquer dúvida que tenha.

Se tem cabelos finos ou suspeita que possa ficar careca, entender as condições e causas mais comuns pode ajudar.

A queda de cabelo e a calvície afetam homens e mulheres, e a perda de cabelo pode ocorrer por várias razões. Apenas com o avanço da idade, praticamente todas as pessoas notarão alguma perda de cabelo ou cabelo fino. Cerca de 70% de todos os homens experienciam algum grau de calvície masculina, enquanto quase 30% das mulheres têm calvície feminina. O primeiro passo é saber o que está na raiz do problema, literalmente.

Tipos de perda de cabelo:

Existem vários tipos de perda de cabelo causados ​​por várias condições:

  • Alopecia androgenética. Essa condição afeta ambos os sexos. Embora seja geralmente descrita como calvície masculina em homens e calvície feminina em mulheres, alguns médicos acreditam que a condição é realmente uma doença diferente, em vez de uma manifestação da mesma doença em ambos os sexos. Dito isto, a condição não é totalmente compreendida.
  • Calvície feminina. Este é o tipo de queda de cabelo mais comum entre as mulheres, que é uma calvície geral. Na maioria dos casos, a queda de cabelo nas mulheres não resulta em queda de cabelo ou calvície completa. Em vez disso, a maioria das mulheres que experienciam perda de cabelo encontram os seus cabelos mais ou menos uniformes em todo o couro cabeludo. Cerca de 21 milhões de mulheres americanas são afetadas pela calvície feminina.
  • Calvície masculina. Também chamada de calvície comum ou calvície de padrão permanente, isso geralmente é devido à genética — à medida que o homem envelhece, é provável que ele tenha calvície se o pai também for calvo.
  • Eflúvio telógeno. Esta condição temporária, mais frequente em mulheres, envolve a perda de cabelo dois ou três meses após um evento significativo — qualquer coisa, desde o desequilíbrio hormonal que se segue à gravidez, ou uma dieta de baixa proteína, ou até um evento muito stressante, como uma cirurgia. Este tipo de perda geralmente ocorre por toda a cabeça e geralmente é descrito como um período de derramamento; é provável que diminua a velocidade e pare dentro de seis a oito meses após o evento que o causou.
  • Alopecia areata. Este é um distúrbio autoimune que afeta cerca de 2% da população em geral. Geralmente é diagnosticada quando uma ou mais pequenas partes no couro cabeludo ficam completamente carecas; também pode afetar as sobrancelhas e pestanas. Embora não haja cura conhecida e a causa seja desconhecida, a condição geralmente reverte-se; no entanto, também pode ocorrer novamente.

Causas da perda de cabelo

Muitas pessoas têm alguma perda de cabelo devido à idade, alterações hormonais e genética. No entanto, a perda de cabelo pode ser causada por outros fatores, incluindo:

• Certos medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, anticoagulantes e tratamentos de quimioterapia para o cancro.

• Infeção fúngica, como micose do couro cabeludo.

• Stresse significativo no corpo devido a uma cirurgia ou doença grave.

• Deficiências de vitaminas e problemas de tiróide.

• Desequilíbrios ou interrupções hormonais, incluindo gravidez e parto (temporários) ou menopausa.

Quando consultar um profissional médico

Deve conversar com um médico sobre perda de cabelo quando:

• A sua perda de cabelo está a ocorrer num padrão incomum.

• É acompanhado por coceira; isso pode indicar uma infecção que pode e deve ser tratada.

• Se acredita que a perda de cabelo não está relacionada à predisposição genética ou a outra explicação (como alterações hormonais temporárias) porque, em alguns casos, a perda de cabelo pode ser um sintoma precoce de uma doença como diabetes ou lúpus.

Também pode procurar aconselhamento profissional se precisar de ajuda para gerir o stresse psicológico que geralmente acompanha a perda de cabelo.

• Tratamento

•Gestão

Para mais informações entre em contato connosco em www.farmaciaportugal.pt ou através do nosso email geral@farmaciaportugal.pt