Quanto sol precisa para ser saudável?

  • Home
  • Quanto sol precisa para ser saudável?

Quanto sol precisa para ser saudável?

 

Vá para o verão preparado com novas descobertas sobre a quantidade de vitamina D que você realmente precisa. Exactamente quanto o sol precisa para ser saudável?

Com o verão ao virar da esquina, você pode estar a planear tomar um pouco de sol e tomar uma boa dose de vitamina D. Mas como os raios UV contribuem para cancros de pele mortais, como o melanoma, é uma boa ideia considerar quanta vitamina D você realmente precisa. Felizmente, investigadores Espanhóis podem lançar alguma luz sobre o assunto.

Em um novo estudo intitulado “Quanto sol é bom para a nossa saúde?”, Os investigadores do Grupo de Pesquisa de Radiação Solar da Universidade Politécnica de Valencia (UPV) estudaram a quantidade de exposição solar necessária para obter a dose diária recomendada de vitamina D. , publicado na revista Science of the Total Environment, mostra que 10 a 20 minutos de sol são adequados na primavera e no verão, mas durante os meses de inverno, precisamos passar quase duas horas fora para obter a dose necessária de vitamina D. Alguns alimentos contêm vitamina D , o que torna ainda mais importante controlar a exposição a mais ao sol.

Para chegar ás suas conclusões, a principal autora do estudo, María Antonia Serrano, cientista da UPV, e os seus colegas analisaram a radiação solar ultravioleta (UVER) durante quatro meses do ano de 2003 a 2010 na cidade de Valência, que recebe uma grande dose de radiação UV ao longo do ano, acompanhando o tempo que levou a causar eritema (o avermelhamento da pele causado por queimaduras).

Eles descobriram que em janeiro, com 10% do corpo exposto, as pessoas precisam de 130 minutos para obter a dose diária recomendada de vitamina D. Em julho, por outro lado, com 25% do corpo exposto, as pessoas precisam de apenas 10 minutos. . Em outubro, 30 minutos foram suficientes. Parte da razão para isso é que usamos mais roupas no inverno, o que significa menos área de superfície a ser exposta à luz solar.

“Também é essencial ter em mente que consideramos a percentagem usual do corpo exposto para a temporada”, diz Serrano. “Se mais pele estiver exposta, o tempo de exposição pode ser reduzido.”

O vestuário não foi o único fator que influenciou os níveis de vitamina D. O estudo também descobriu que a idade realmente desempenha um papel importante em transformar a radiação UV em vitamina D. As pessoas mais velhas são menos capazes de produzir vitamina D, com adultos de meia-idade tendo apenas 66% do potencial de produção de vitamina D.

Se essas descobertas parecem intimidantes, não se preocupe muito. Se você não conseguir obter vitamina D suficiente do sol, pode tomar suplementos, mas deve ler isso primeiro para ter certeza de que está fazendo isso com segurança. Você também pode conferir nossa lista de outras maneiras de obter vitamina D fora dos meses de verão.

De qualquer forma, com os meses ensolarados do verão ao virar da esquina, obter níveis saudáveis de vitamina D não deveria ser algo para se suar.

Para mais informações entre em
contacto conosco em www.farmaciaportugal.pt ou através do nosso e-mail geral@farmaciaportugal.pt