Cuide de si, cuide do seu coração!

  • Home
  • Cuide de si, cuide do seu coração!

Cuide de si, cuide do seu coração!

Sabia que em 2015, as doenças cérebro-cardiovasculares foram responsáveis por 29,7% das mortes em Portugal? Pois é, ainda é um número bastante elevado, e preocupante!

Mas nem tudo são más notícias. Pode prevenir alguns dos fatores de risco, antes que seja necessário remediar, e assim evitar fazer parte destas estatísticas de doentes cardiovasculares.

1. Evite o sedentarismo: a prática de atividade física, regular, diminui o risco cardiovascular.

Não gosta de praticar desporto? Então suba escadas, passeie com os seus amigos, vá a pé à mercearia e ao super mercado, vá ver o mar. O que interessa é mexer-se durante 30 minutos por dia, no mínimo.

2. Cuide da sua tensão! Vá à sua farmácia regularmente controlar como está a sua tensão arterial. Se estiver demasiado elevada fale com o seu farmacêutico e consulte o seu médico, eles irão com certeza ajudá-lo.

3. Diga não ao tabaco. Não fume, as doenças cardiovasculares são 2 a 5 vezes mais frequentes em fumadores. Quer deixar de fumar? Pensa nisso regularmente mas acaba por perder a coragem por medo de não conseguir? Peça ajuda ao seu farmacêutico, ele vai ajudá-lo, e acredite, com algum esforço irá conseguir. E depois vai com certeza sentir-se muito mais saudável.

4. Evite o stress e aprenda a relaxar! Porque ao estar relaxado a sua frequência cardíaca e a pressão arterial vão diminuir, e é isto mesmo que pretendemos para nos manter o mais saudáveis possível. Ouça música, faça meditação, exercício físico, leia, cozinhe, etc. há inúmeras formas de relaxar, só tem de encontrar a que se adequa mais a si e ao seu estilo de vida, e claro, que lhe dá prazer.

5. Diga não à obesidade! Temos em Portugal cerca de 1 milhão de adultos a sofrer de obesidade, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, mantenha uma vida e um peso saudável, assim irá diminuir bastante o risco de doenças cardiovasculares.

6. Se é diabético tenha os devidos cuidados e controle os seus valores regularmente. Com a diabetes a glicose fica acumulada no sangue, o que poderá levar à deteriorização progressiva dos vasos sanguíneos.

7. Atenção à dislipidemia. Palavra complicada esta, certo? Resumidamente dislipidemia designa qualquer acumulação de gordura que exista no sangue. O que pode ser bastante prejudicial, porque a gordura acumulada nas artérias pode levar a uma obstrução total ou parcial do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.

Esteja atento à sua saúde e ao seu corpo e se sentir dor ou aperto no peito, falta de ar, dormência de um dos lados do rosto ou nos membros, sensação de confusão, dificuldade em falar ou ver, náuseas e vómitos, ou dor de cabeça intensa procure ajuda para despistar qualquer problema mais grave.

E não se esqueça, as doenças cérebro-cardiovasculares em 2015 foram responsáveis por 29,7% das mortes no nosso País, vamos baixar estes números juntos?

Já sabe, siga estas dicas e cuide da sua saúde, de si e do seu coração!